VOCÊ ESTÁ EM >> NO CHÃO DAS MIL E UMA NOITES

No Chão das Mil e Uma Noites

Todos os tapetes persas são tapetes orientais, mas nem todos os tapetes orientais são tapetes persas. Você sabe por quê?

 

Há séculos, as pessoas têm procurado tapetes persas. Um tapete persa é um tapete feito à mão, que é produzido na Pérsia, atual Irã. São tipos normalmente considerados de alta qualidade, porque o Irã é conhecido por produzir peças intrincadas com alto número de nós e por que os tecelões de tapetes deste país são tão hábeis em seu ofício que podem criar trabalhos incrivelmente detalhados. Um artesão que usa o nó persa pode desenvolver um design muito mais complexo e exuberante, com extrema precisão em padrões florais e bordas em várias camadas. Essa é uma das razões pelas quais são considerados os melhores do mundo.

Já um tapete oriental é trabalhado em qualquer um dos países à direita do mapa mundi, além do Irã, o que inclui Paquistão, Afeganistão, Uzbequistão, Índia, China, entre outros.

Antes que a prática persa se espalhasse, dizia-se frequentemente que um tapete feito na Pérsia era superior a qualquer outro tapete do Oriente. Contudo, o segredo do nó persa espalhou-se pelos artesãos de tapetes em todo o mundo. E hoje o segredo para ser um tapete persa está no seu estilo de nó, não no país em que foi criado.

 

10 estilos de tapetes orientais e persas: de Aubusson a Qashqai

 

Aubusson

Origem: Aldeias de Aubusson e Felletin no centro da França. No entanto, os tapetes estilo Aubusson são atualmente produzidos na China, Índia e Paquistão.

Tamanho: Vintage Aubusson são tipicamente grandes (10 x 17 é bastante comum) com uma pilha luxuosa.

Cores: Pastéis suaves (especialmente azul-escuro Aubusson e rosa escuro) e marfins

Design: motivos florais e padrões bastante pictóricos

 

Bokhara

Origem: Paquistão, Afeganistão e Ásia Central

Tamanho: Varia

Cor : Sólido, cor de fundo em tons de pedras com 5-8 cores repetidas no padrão do tapete

Projeto: Padrão altamente estilizado que se repete sobre toda a superfície do tapete

 

Chobi Rug (Peshawar)

Origem: Tradicionalmente produzido no Paquistão

Tamanho: Varia

Cores: Aparência envelhecida com tons de terra, dourado e abrash (diferentes tons de uma cor) em toda a pilha

Design: Padrão de borda simétrica e motivos florais

 

Gabbeh Rug

Origem: Estilo de tapete persa feito tradicionalmente no sudoeste do Irã. Gabbeh é farsi para “cru ou natural, sem cortes ou 'em bruto'”.

Tamanho: médio a grande

Cores: Paleta de 5 - 7 cores vivas

Design: Muitas vezes apresentam listras ou padrões geométricos (que conferem um visual moderno)

 

Tapete Kazak

Origem: Qazak é uma cidade no noroeste do Azerbaijão, mas os tapetes Kazak são tradicionalmente tecidos no Afeganistão e na Armênia.

Tamanho: Varia

Cores: 3-7 cores e uma paleta comum de índigo profundo, vermelho e marfim

Design: motivos geométricos de animais, flores e medalhões tribais

 

Tapete de Khotan

Origem: A antiga cidade de Khotan (Hotan) na região sul de Xinjiang (Turquistão chinês)

Tamanho: Os tapetes Khotan tradicionais são mais compridos e mais estreitos que os tapetes padrão

Cores: Pode ser rico e quente (vermelho escuro e dourado) ou claro e pastel (rosa pálido e cinza claro)

Design: Incorpora influências chinesas e asiáticas centrais, padrões geométricos e florais estilizados

 

Oushak Rug (Ushak)

Origem: Uşak, Turquia

Tamanho: Médio a grande

Cores: Lã brilhante e sedosa em tons de canela, terracota, cinza e pastéis suaves

Design: Padrões florais geométricos em larga escala

 

Tapete Overdyed

Origem: Overdying começou em Istambul como uma maneira de iluminar tapetes velhos e desbotados.

Tamanho: Varia

Cores: As cores originais de um tapete são difundidas através de técnicas de branqueamento e lavagem, e o tapete é então tingido em uma cor sólida (daí o termo overdyed); O resultado é que o padrão original e o design são visíveis através de uma cor silenciada.

Design: Varia dependendo do estilo do tapete usado no processo de overdying

 

Medallion Persa (Kashan)

Origem: Irã e Paquistão

Tamanho: Varia

Cores: Diversas paletas de 15-25 cores

Design: motivos florais com medalhão central único

 

Tapete Qashqai

Origem: Irã

Tamanho: Varia

Cores: Normalmente apresenta 6 a 9 cores alternadas; azul profundo índigo, vermelho mais furioso, ou ouro / amarelo são frequentemente as cores apresentadas

Design: Negrito, desenhos geométricos intercalados com símbolos tribais

 

Fonte: https://www.apartmenttherapy.com/12-types-of-oriental-rugs-216831


 

Site de Leilões ensina a avaliar um tapete persa

 

De que forma a Catawiki determina o valor dos tapetes orientais

Existem tapetes orientais de diferentes formas e cores, mas distinguem-se principalmente entre os tapetes persas, os orientais antigos e os tapetes tecidos à mão. Se procura um tapete para investir a escolha poderá ser difícil. O preço de um tapete baseia-se em diversos elementos especiais que podem não ser distinguidos por um leigo. No entanto, a Catawiki tem especialistas com formação em tapetes. Gostaria de saber de que forma os especialistas da Catawiki avaliam os novos tapetes apresentados em leilão? Este artigo explica-lhe tudo! 

Primeiro, um tapete é avaliado em função do seu tamanho. Foi feito à mão ou á máquina? Considera-se que os tapetes feitos à máquina são de fraca qualidade. Um tapete feito à mão é considerado valioso. A partir daí, os especialistas tentam perceber onde o tapete foi feito e por quem. Para isto os especialistas da Catawiki observam as imagens e as informações adicionais disponibilizadas pelo vendedor. Esta é a base para a futura avaliação. Basicamente, existem 6 elementos que determinam a qualidade de um tapete.

 

1. Densidade dos nósA contagem dos nós baseia-se no número de nós incluído num tapete. Um tapete com maior contagem de nós é mais caro, mas apenas quando comparado com outros tapetes de origem idêntica. Quando existem 150 000 nós por metro quadrado o tapete atinge um valor interessante. Quando um tapete tem mais de 1.000 000 de nós por metro quadrado é considerado dispendioso. Logo, quanto mais nós tiver por metro quadrado, mais valioso é o tapete. 

 

2. Materiais utilizadosNum tapete são utilizados muitos materiais. Mas o material mais valioso que é utilizado é a seda. Existem outros materiais menos valiosos, mas ainda assim considerados de qualidade como a lã Kurk e a lã fina. O material menos valioso utilizado num tapete oriental é o algodão. A maioria dos tapetes utiliza dois dos seguintes materiais: seda, algodão e lã. A seda e o algodão dividem-se em: pelo, urdidura e trama. A seda é considerada o material mais valioso que pode ser utilizado.

 

3. Elementos de design e cores Os elementos de design e as cores são determinados pela quantidade de detalhes incluídos num tapete. Um tapete com muitos detalhes implica uma elevada densidade de nós (tal como a elevada quantidade de pixeis em imagens de maior qualidade).

 

4. IdadeA idade do tapete também é um elemento fundamental. Quanto mais antigo for o tapete, mais valioso. Os tapetes com mais de 100 anos são os que conseguem valores mais elevados na tabela de classificação abaixo. Os tapetes com menos de 10 anos não têm quaisquer pontos de valorização.

 

5. O estado do tapeteOs tapetes podem ser utilizados para serem pisados ou como objeto decorativo. A utilização de móveis também influencia o estado dos materiais. Os tapetes são avaliados em bom estado, médio, mau estado ou muito mau estado. Dependendo do tipo de tapete, mesmo um tapete em mau estado pode ser valioso. Por exemplo, um tapete Ushak antigo em mau estado pode ainda assim ser valioso. Por outro lado, um tapete Tabriz da Índia, com 10 anos, em mau estado, não tem qualquer valor.

 

6. Procura e disponibilidadeTal como anteriormente referido, a disponibilidade do tapete tem uma elevada influência na determinação do seu valor. Os tapetes produzidos em massa, por outro lado, não registam procura. Um tapete antigo e raro é considerado bastante valioso.

 

Todos os tapetes são únicos o que significa que é muito difícil para um leigo descobrir se o preço que vai pagar é o adequado. Os tapetes incluídos no Leilão de Tapetes Orientais da Catawiki são avaliados por verdadeiros especialistas em tapetes.