VOCÊ ESTÁ EM >> ARQUITETURA TOTAL

Arquitetura Total

As arquitetas Fernanda Orsini e Rafaela Orsini assinam todo o projeto desta casa contemporânea, de linhas retas e decoração clássica.

Primeira obra do condomínio onde foi erguida, a premissa deste projeto assinado pelas irmãs Fernanda Orsini e Rafaela Orsini era o de uma casa com iluminação natural abundante. Para isso, as arquitetas usaram grandes vãos de abertura (3mx5m), marcando a frente, lateral e fundos da residência.

Para a fachada, foi escolhido um revestimento especial, que remete ao mármore, em grandes placas (60cm por 1,20m). A porta camuflada, é parte de um painel gigante feito de madeira de demolição, uma extensa faixa vertical com cerca de 6m, que vai do piso ao teto. Foi projetado pelas arquitetas e executado in loco pelo carpinteiro.

“A proprietária é uma empresária, com gosto refinado e tradicional, então adaptamos um estilo contemporâneo de linhas retas, porém com detalhes e acabamentos clássicos”, conta Rafaela. Ao entrar na residência, nada de hall estreito, limitado por paredes. A visão do espaço é total, integrando estar, jantar, cozinha e área gourmet. Apenas a sala de cinema é reservada e delimitada por um painel de madeira deslizante. Este ambiente tem abertura para um corredor externo que circunda a casa e segue até os fundos, na área de lazer, onde reina a bela piscina com praia, o que é ideal para destacar o efeito da pedra da qual é revestida: a Água Marinha, cuja tonalidade vai do branco (mais raso) ao azul céu (mais profundo), conforme a profundidade e a incidência de luz.

Toda a extensão da piscina é ladeada por um grande muro (9m de largura) forrado por um exuberante jardim vertical, de fácil manutenção, graças ao sistema de auto irrigação. Em frente à piscina, o espaço da churrasqueira chama a atenção por contrastar com as cores neutras dos demais ambientes da casa: o monocromático domina a área. Marcenaria, revestimento e pedra são todos em tons de preto.

De volta ao interior, em contraponto à arquitetura contemporânea, de linhas retas, foram escolhidos móveis e objetos clássicos, ao gosto da proprietária. É o caso do lustre de cristal, que pende sobre a mesa de jantar, por exemplo. A iluminação, dominada pela luz natural dos grandes vãos, é complementada por spots com foco em alguns pontos de atração, como quadros e papel de parede.

Á cozinha, integrada à sala de jantar é composta por uma ilha central com balcão em Silestone branco, para as refeições mais rápidas. Nem os olhos mais observadores são capazes de descobrir onde fica o armário despenseiro. Ele é acessado por portas revestidas de espelho, com puxadores invisíveis. O efeito final é um painel que reflete e amplia todo o ambiente.

A escada é outra cena à parte. Mais que levar ao andar superior, valoriza o décor. O guarda-corpo de vidro, além de trazer leveza e deixa transparecer o design em cascata dos degraus de Porcelanato Premium, numa releitura da refinada pedra Ônix.O piso de cima abriga três suítes. A máster é um verdadeiro loft de 50m2, que inclui closet e banheiro. A bancada da pia é integrada ao quarto. Já chuveiro e vaso ficam ocultos, acessados por portas pivotantes revestidas em Porcelanato arabesco 3D. Além de servirem como divisória, são decorativas. Há, ainda, uma aconchegante saleta de leitura, com abertura para a sacada e vista para o jardim e piscina.

“Pela primeira vez, fizemos uma obra completa, do começo ao fim, da topografia à decoração. A sintonia com a proprietária possibilitou concretizar as ideias de forma fluída e prazerosa”, conclui Fernanda.