VOCÊ ESTÁ EM >> ATRAENTE NA FORMA E NO CONTEÚDO

Atraente na forma e no conteúdo

Um projeto arquitetônico que prima por seus ângulos geométricos e pelo espaço bem aproveitado, tanto interno quanto externo

A maioria das casas modernas e contemporâneas, hoje, se destacam por sua volumetria. Mas o recente projeto do arquiteto Alessandro Couto foge ao convencional, como queriam os proprietários desta residência localizada no Condomínio Firenze. Ele chama a atenção exatamente pelo seu design geométrico surpreendente – um conjunto de formas que mesclam ângulos retos com linhas sinuosas.

“O maior desafio foi trabalhar com estes desenhos angulares, o que na execução é muito trabalhoso. Mas o terreno grande, de 800 metros quadrados, possibilitou um aproveitamento melhor do espaço”, conta o arquiteto.

Na parte interna, Alessandro optou pelo pé direito duplo, usando muitos vidros para o fechamento dos enormes vãos. Dois deles se transformaram na grande atração da casa: o que envolve a escadaria, voltado para a rua, e o da sala de visitas, que possibilita a visão de uma cascata que cai do terraço superior sobre a piscina.

 “A integração do living social com a área de lazer é um dos pontos altos”, diz ele. A área gourmet é totalmente integrada à copa e cozinha. E ambas são igualmente bem equipadas. “Tudo que foi colocado no lado de dentro, tem lá fora. Exceto a churrasqueira, claro”.

O piso térreo conta, ainda, com o home theater, quarto de hóspedes e sala de estudo das crianças. Já no andar superior estão as duas suítes dos filhos pequenos e a suíte máster do casal, favorecida com dois banheiros individuais – outro destaque do projeto –, mais sala íntima com sacada e sala de banho com a hidromassagem.

O ambiente é bem fluído e marcado pela funcionalidade. “Preferi o closet aberto para facilitar a movimentação do casal e muito espaço nos armários para acomodar os vários ternos do proprietário, que é juiz”, explica Alessandro.

Além das linhas e estilo, este projeto é definido pela escolha de materiais de qualidade. Como os guarda-corpos, que protegem as sacadas, em vidro temperado; o piso em Porcelanato, amadeirado na parte íntima; e toda a iluminação embutida em teto cartonado, preparada para a automação. Salvo as cenas da escada e da mesa de jantar, onde pendem majestosos lustres de cristal com lâmpadas LED.